02 dezembro 2007

Lhama lhama lhama...

Voltando ao Brasil professarei cursos de portuñol. Fiquei impressionado como dá para se virar por estas bandas tendo uma noção de espanhol (que eu sei lá de onde veio). Claro que tem uma ou outra palavra que tem sentido completamente diverso em cada uma das linguas, como 'exquisito', por exemplo, que aqui quer dizer 'gostoso'. Então, se você falar para um sujeito que ele é 'exquisito', ele pode te olhar ainda mais torto do que olharia normalmente.

Buenos, atualizando o que se passa por acá: ontem demos uma volta pela cidade a pé, conhecemos algumas praças e um parque onde há um mirante de onde se pode ver praticamente toda La Paz. A comida daqui é bem parecida com a da minha amada cidade cinza, mas difere no tempero - usam um bocado de pimenta do reino aqui e alguns temperos que não identifiquei). Passamos pelo Mercado de las Brujas, onde comprei uma blusa de pelo de alpaca, um gorrinho de pelo de alpaca e uma luva normal... O mercado é um equivalente boliviano à 25 de março. Lá se acha roupas de todos os tipos e souvenirs fantásticos, embora uns cheguem ao nível de bizarro - como é o caso do tal feto seco de lhama, que sei lá que tipo de doente gostaria de ter algo como aquilo enfeitando a sala.

De comidas diferentes, já experimentei a salteña daqui (que tem massa adocicada e recheio 'ensopado', mas é bom), empanada (que parece uma broa de milho com recheio... Meia-boca, na minha opinião), o famoso chazito de coca (que tem gosto de mato e só. Compramos folhas, mas vamos usa-las só quando precisar ir para altitudes menos suportáveis) e, o mais exótico até agora, steak de lhama (que é uma carne muito leve e até gostosa, mas não algo que de aqueeeeela vontade de comer de novo). Comemos também a especialidade fast-food daqui, o tal pollo com papas, que é frango frito com batata e arroz com pimentão, e que garante muito aos anti-corpos coisas para fazer.

Hoje fizemos o passeio em Tiwanaku, onde há ruinas do povo de mesmo nome... Há um bocado de comentários a se fazer, mas vou guarda-los para quando tiver fotos descarregadas em algum lugar.

Até!

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial