04 dezembro 2007

Andale, andale

Resumão rápido porque eu saio do hostal logo mais:

O povo Tiwanako foi uma cultura pré-incaica que viveu às margens do Titicaca. Ninguém sabe exatamente o que os extinguiu, mas há teorias que foi um desastre natural. Da cultura deles surgiram várias outras, entre elas a Inca, que herdou todo o conhecimento deles e o empreendeu em fantásticas cidades e construções - coisas que os Tiwanakotas também deixaram, como pirâmides e afins. Daí, como sempre na história do homem branco, chegaram os espanhóis e, com seu cristianismo imbecil, depredaram monumentos e literalmente enterraram os edifícios que não conseguiram destruir - mas claro que não deixaram de levar todo o ouro, por mais profano que ele fosse. Tenho algumas fotos das ruínas, mas ainda não compactei.

Ontem tomei o famoso chazito de coca. Não é nada demais, tem gosto de mato como qualquer chá - mas sim, realmente ajuda a pegar umas alturas mais absurdas.

Dois lugares que visitamos ontem e foi bem interessante:

O Vale de la Luna:




Esta formação criou-se, segundo teorias, após um terremoto. A região onde hoje é La Paz antes era um grande lago, e o tal abalo destruiu a borda sul do lago, por onde a água escoou erodindo completamente as montanhas no caminho. O processo de erosão não terminou ainda e, ainda mais impressionante, está acelerando mais e mais. Segundo nosso guia, estima-se que em 45 anos não restará mais nada do vale.

Chacaltaya:




Montanha mais alta desta região, o topo fica a 5.450 metros do nível do mar. Foi a primeira vez que senti de verdade os efeitos da altitude. Infelizmente estava nublado e perdemos quase toda a vista que se tem de lá, mas o caminho que fizemos até ali era MUITO bonito, compensou esta parte. A sensação de estar lá em cima é impressionante, não há como descrever. Dá quase vontade de deixar de ser ateu. No caminho ainda tivemos a sorte de ver umas lhamas selvagens pastando.

Buenas, vou nessa, tenho que pegar minha mochila e partir para o próximo ponto, Copacabana (a original, não a praia carioca).

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial