07 dezembro 2007

Copacabana, a original

(teclado sem acentos novamente)

Buenos, anteontem fui a Copacabana. Voce que eh carioca e tem orgulho de morar proximo ou na praia de Copacabana saiba que tudo que voce vive ateh entao eh uma farsa. A verdadeira esta na Bolivia e, ao que indica, ja esta la a uns bons 400 anos.

Nao consegui aproveitar tudo que a cidade tem, por conta do tempo apertado entre todos os pontos da viagem mas consegui fazer a primeira trilha da viagem, de 40 mins, ao Morro do Calvario. No caminho tem todos os pontos do calvario de Jesus e tudo mais, no final tem umas cruzinhas e outras coisas cristas mas isso nao eh o importante. O que eh importante eh que o lugar eh um dos melhores miradores do Lago Titicaca (alias, segundo um guia, Copacapana ou 'Cotacawana' quer dizer exatamente isso: Mirante do lago) de onde eu tirei facil umas 30 fotos do por do sol. Alias, este post nao tera fotos por conta de nao conseguir descarregar no computador da lan.

Ficamos no Utama Hotel, um lugarzinho simpatico e barato e ate que bastante confortavel (ao contrario do Copacabana, que eh um albergue, que mal se tinha espaco pra tirar as pernas da cama. Eu continuo recomendando o Copacabana Hostal, mas o Utama eh outro nivel de conforto).

De Copacabana (a original) pulamos para Isla del Sol. Quase perdemos o passeio por uma confusao da agencia, nao encontramos o guia no lugar que achavamos que tinha que encontrar, e quase que se vai a grana e os dias investidos nessa brincadeira. Felizmente, ao fim deu tudo certo. Fizemos a trilha norte-sul da Isla, onde vimos a Pedra do Puma, a Pisada do Sol e onde ele e a Lua se refugiaram quando deu alguma merda celeste (ele nao entrou neste detalhe da lenda). A historia toda eh a seguinte: antes, na terra, havia soh a tal vida negativa, onde so habitavam os Titis (uma especie de felino assemelhado ao puma) e, por algum motivo de uma zica universal, o sol e lua precisaram se esconder na Isla del Sol ateh tudo estar ok de novo. Chegando aca, o Sol viu que tudo era destituido de vida e resolveu mandar pra cah o primeiro Inca, Manco Kapac. O Titi (que alias, eh de onde deriva o nome Titicaca, 'Pedra do Puma') ficou gravado numa pedra (que logo que der ponho foto) para lembrar da sabedoria do bichano e que deveriam respeita-lo.

Dormimos por lah mesmo e hoje de manha fomos a Copacabana (a original) e pegamos o onibus para o Peru. Ganhei minha segunda carimbada no passaporte e viemos ate a cidade de Puno. Puno eh uma cidade muito pobre, ate pior das que visitamos na Bolivia. Daqui conheceremos as Ilhas flutuantes de Uros e a Ilha de Taquile. Logo que der, posto mais, esta vencendo o tempo na Lan. O texto tah todo torto mas eu nao vou revisar nao.