22 fevereiro 2007

Ataque de realidade

Ando meio "porreado" de gente.

Isso não é incomum, acontece de tempos em tempos com todo mundo (acredito eu). Eu ainda não sei explicar qual o critério que eu uso, mas eu tendêncio a selecionar meia dúzia de pessoas com quem eu consigo socializar naturalmente, em geral as pessoas que conheço a mais tempo ou estão muito mais próximas que a maioria, e essas serão a que vou interagir com mais frequência por um periodo. Raramente é um número maior que 5 pessoas e já aconteceu do número ser 0 (mas, felizmente, a adolescência acabou faz tempo e dificilmente baterá um número crítico novamente).

Já me falaram algumas vezes que meu maior problema é que eu "sinto" demais o ambiente, me incomoda saber que coisas estão erradas por motivos estúpidos. Eu pego muito fácil a lógica das pessoas pensarem, então normalmente eu tenho uma idéia de porquê ela tomou aquela determinada ação e pelo menos alguns fatores básicos que as levam a agir daquele jeito. De vez em quando isso é terrivel, porque de certa forma exclui um pouco a culpa das pessoas por suas ações mas, ao mesmo tempo, eu e outros temos que lidar com consequências de problemas que não deveriam existir ou mesmo ser nossos. Nada mais cotidiano, mas a partir do momento que se está ciente deste conflito, não é possível não se desgastar pensando que não precisa ser daquele jeito. E, obviamente, a tendência é começar a tomar distância dos outros para não ter que passar por isso, não há como se aproximar sem se envolvar, pois não há como simplesmente não se importar se você olhar de perto.

Acho que o maior problema de ser extremamente racional e não ser tão frio quanto se gostaria é que isso não te permite criar alguma ilusão que te safe como acontece com a maioria das pessoas. Conseguir não se importar em levar a vida como se fosse um jogo que precisa de vencedor, ter pensamentos como "e daí, eu passei por cima mesmo, no meu lugar ele faria a mesma coisa" - como se todos fossem assim ou, mesmo se o tal "atropelado" fosse mesmo capaz disso, uma falha de caráter dele fosse motivo suficiente para justificar uma própria. Ou ainda, ser xingar uma pessoa que deu uma opinião sincera e não foi uma resposta de esperança, paz e esperança como a da novela das oito ou uma afirmação do tipo "não desista dos seus sonhos", evitando assim uma realidade desconfortável. Esse tipo de frase só deve ser dita se for realmente um voto de perseverança, caso contrário pode-se só estar impedindo a pessoa de tomar alguma atitude na vida, seja positivia ou não - independente de qual, é sempre melhor que ficar estagnado. Não é algo que as pessoas param para pensar com frequência. Em geral estão entretidas como se o trabalho fosse o centro do universo, ou criticando outras pessoas / sociedades como se não fizesse parte delas (o que leva à crítica desprovida de ação. Ficar martelando para todos seus amigos que os "bichos são seus amigos", por exemplo, não vai melhorar o mundo mas Entrar para uma organizações e divulgar as empresas que maltratam animais sim. Pena que 90% das pessoas preferem a primeira opção, que dá o status de revolucionário sem fazer grande força e ainda pode posar de "cool" para meia dúzia de idiotas iguais), lamuriando-se e dizendo que ninguém as compreende (como se mais ninguém tivesse sofrido, perdido alguém ou não pusesse a cabeça no travesseiro algumas noites e pensando "essa merda não acaba nunca?") ou ainda montando estratégias magníficas para beneficiar a si mesmo e nas pessoas que possam gerar algum interesse (normalmente as que vão oferecer alguma vantagem no futuro).

Cansa. As pessoas ficam o tempo todo tentando puxar você para as lutas delas, sem dar a mínima se você já tem as suas ou não. Querem que você assuma as causas delas mesmo que você não acredite e que para você não faz a mínima diferença, sem ter um único argumento bom nem mesmo para si mesmo, chegando a cúmulos de egolatria de acreditar ainda por cima que, quem não quer tomar o seu partido, provavelmente está conspirando / falando / armando com outros contra si mesmos. Na maioria das vezes, esse tipo de gente deveria ter noção que não é tão importante assim, ou pelo menos não é para quem realmente interessa.

Por isso tudo eu fico ainda mais fechado e até mais antipático de tempos em tempos. Não é nada com ninguém especificamente, é uma coisa mais geral e diria até que é a minha forma de fazer alguma coisa pelas pessoas, interferindo nas coisas somente se acreditar que vou poder ajudar mesmo (e estiver com paciência para tanto) em algo mesmo ou me defendendo caso prejudique a mim ou pessoas próximas. Mais ou menos como tirar a cabeça pra fora da água de vez em quando para tomar fôlego e voltar a nadar em seguida.

Sim, "Ataque de Realidade" é referência também a estas fases.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial