06 fevereiro 2007

Momento Discovery: A internet no Egito Antigo

A relação de amor e ódio entre pessoas do ramo de informática (especialmente as ligadas a parte de comunicação ou estrutura) e a cafeína é, sem dúvida alguma, tão velha quanto se possa imaginar. No Antigo Egito, quando surgiram os primeiros webdesigners e a internet era configurada nas paredes das pirâmides (tecnicamente, os textos/hieroglifos grafados nas pirâmides são considerados os spans com a maior demora de envio da história, 3000 anos. E você que reclamava que a AOL demorava 3 horas pra enviar...).

É quase certo que, com os prazos sempre apertados, muitos dos wall-designers (como eram conhecidos) viravam noites e noites em claro, tentando cumprir as metas para que seu faraó pudesse ter o seu website (na época, conhecidos também como pirâmides. O termo "site" fazia mais sentido na época, tanto que hoje em dia estes lugares são conhecidos como "sítios arqueológicos"/"archaeological sites") no que era o que eles chamavam de "a rede", onde nas horas vagas costumavam jogar tenis. A rede, quando não era usada para jogos, também era conhecida como desertos, ou seja, o termo "surfar na rede" provém daqueles que costumavam praticar sandsurf nas pirâmides e dunas (o sujeito subia com uma tábua até o topo da pirâmide e vinha deslizando até lá embaixo. Apenas dunas e pirâmides são recomendadas para o esporte, visto que o único sujeito que tentou ir com sua tábua descer uma montanha, quando voltou, tinha quase uma dúzia de mandamentos escritos nela). O maior problema da internet nesta época eram os buscadores, todos demoravam muito. Quando alguém tinha que encontrar algo, mandava uma equipe de escravos correr de pirâmide em pirâmide até achar a informação necessária. Isso melhorou muito quando criaram um esquema de catapultar o infeliz, enviando-o rapidamente de um website até outro - e este foram considerados os primeiros freelances de toda história da internet.

Voltando ao assunto, ninguém sabe como o café chegou até o Antigo Egito. As primeiras evidências de sua existência por lá foi quando, ao fuçar em uma catacumba, um arqueólogo encontrou uma sala oval secreta na ala leste de uma pirâmide, onde achou pilhas e pilhas de copinhos descartáveis feitos a base de pele de crocodilo e uma porção de bitucas de cigarro. Outra evidência de que os antigos wall-designers já faziam uso de café foi um imenso bloco de pedra com um vão para inserção de moedas e um compartimento na parte inferior com o aviso "cuidado, produto quente" que, por dentro, tinha um complicado jogo de espelhos que refletiam a luz do sol de forma a manter aquecida a bebida em seu interior.

Imagine o quão foi importante na construção da internet do Antigo Egito foi o café, visto as outras poucas técnicas que os wall-designers tinham para espantar o sono. Nem mesmo bons jogos estavam disponíveis, tecnicamente eles só poderiam jogar Prince of Persia ou Tetris, que são até legais, mas depois de jogar umas duas horas não há cristo que consiga manter-se acordado. Se não fosse o café, o que seria do mundo antigo? Chegariamos nós ao grau de tecnologia que temos hoje? Isso tudo, claro, sem contar que não teriamos as pirâmides enfeitando a areia de nosso planeta.

Nós, atuais webdesigners, temos muito a aprender estudando história.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial