09 dezembro 2007

De Puno a Cusco

Nao soh sem acentos como o teclado ainda por cima esta desconfigurado. Raios.

Ontem pegamos um tal onibus turistico de Puno ate Cusco, que fez varias paradas no caminho para o povo tirar fotos, ver umas palhacadas para turistas como uns manes vestido com roupa "tipicas" tocando musicas "tipicas peruanas" e depois vir pedir gorjeta por isso. De boa, soh faltou os caras tocarem La Bamba e dizer que era original do Peru. Outro ponto escroto foi uma parada no povoado de San Pablo, onde havia um mercado de bugigangas que, segundo o guia, era muito mais barato que em qualquer outro lugar... Ainda bem que nao comprei nada por lah, pura enrolacao, qualquer coisa que vi depois dali era no minimo 10 soles (moeda de aca) mais barato. Foi nestes lugares tambem que eu descobri que a primeira palavra pronunciada pelas criancas peruanas nao eh "papa" nem "mama" e sim "propina" (gorjeta).

Enfim, falando agora da parte legal: paramos em alguns sitios arqueologicos (que depois eu falo os nomes, eu nao lembro mais como se grafa corretamente. O mais interessante era um acampamento-cidade militar Inca, que eles construiam proximo a povos conquistados), tivemos um bom almoco (apesar da banda de "musica tipica" ficar tocando durante todo ele), tirei umas fotos legais de uma igreja que dava realmente medo de entrar, era muito escura e tinha partes meio arruinadas.

Finalmente em Cusco, fomos atras da hospedagem e descobrimos que o hostal que queriamos nao existe mais. Fizemos uma bela caminhada com as mochilas nas costas ateh encontrar uma segunda indicacao que tinhamos, que estava lotado. Felizmente, a moca que nos atendeu tinha uma indicacao de um outro hostal que trabalhava com eles, e eh onde estamos hospedados agora - eh um lugar bem limpo e bacana.

Cusco, pelo menos o centro, eh em arquitetura bastante similar ao centro de Sao Paulo, mas eh bem mais limpo e puxa bem mais pra estilo colonial. Parece com Parati, pelas fotos que vi de lah. O interessante eh que a praca principal eh bem no meio de montanhas, e a mescla urbana/natureza dah uma cara muito interessante ao lugar. Tanto aqui quanto em Puno se percebe que a tradicao indigena existe, porem com muito menos forca que na Bolivia. Alias, uma outra coisa que percebi: a Bolivia, embora mais pobre que o Peru, me pareceu muito mais estruturada nos bairros mais pobres do que aqui. Todo bairro, por mais miseravel, sempre tinha uma praca e pelo menos uma quadra para esportes, enquanto aqui a coisa eh um pouco mais jogada. Mas eh soh uma impressao, nao sei o quanto isso eh verdadeiro.

Hoje tiramos o dia para organizar os proximos passos da viagem. Amanha faremos a Trilha Inca ateh Machu Picchu. Comprei uma mochila menor para levar (as malas ficam no hostal ateh a volta) soh o essencial. Comprei tambem pilhas extras e purificador de agua (pastilhas de cloro), e o equipamento de verdade como barracas, saco de dormir, bastao de caminhada e etc estao inclusos no pacote que fizemos com a empresa que contratamos antes de vir para cah, a Amazing. Provavelmente nao postarei antes de sexta, visto que a trilha termina na quinta.

Depois daqui iremos para Nazca, ver suas famosas linhas e em seguida para Arequipa, onde ha um canion bem bacana.

Sem fotos hoje, nao peguei o cabo da camera digital.

Ateh!

(odeio usar H para substituir agudo, mas enfim... Nao existe teclado amigavel neste meridiano).