12 maio 2008

Guerra Civil

"Guerra Civil" (Civil War) é uma série de quadrinhos que trata do quão "fora de controle" estão os super-heróis da Marvel. Começa com um grupo de heróis que participam de uma equipe dentro de um reality show e, numa briga com um vilão, acidentalmente destróem vários quarteirões e fazem centenas de vítimas.

O resto da saga se desenrola em torno do governo tentando transformar os heróis em agentes oficiais, com identidades reveladas, enquanto o vigilantismo é colocado na ilegalidade. Logicamente, grupos se colocam a favor e outros se colocam contra.

O curioso é que, ao fim, numa disputa entre os dois grupos, os civis americanos impedem os heróis de continuar se pegando pois a briga já devastou metade da cidade - e muitos heróis "acordam" para o fato de que sim, devem se submeter ao governo e trabalhar com ele para os cidadãos americanos (inclusive o Capitão América, a priori contrário a tal da filiação). Interessante notar que os personagens tidos com algum desvio de conduta ética e moral ou que já eram meio clandestinos (como Demolidor ou Wolverine, por exemplo) continuam na mesma situção.

O que me assustou nesta história toda é que esta filosofia é extremamente coincidente e alinhada com o governo atual dos EUA e, sem precisar extrapolar muito, dá até para fazer associações com alguns decretos que foram baixados após 11 de setembro que tiram diversos direitos dos cidadãos americanos. Por exemplo, o governo pode saber cada livro que eles pegam emprestado na biblioteca por lei, pode monitorar a internet deles e até usar escutas telefonicas sem um devido mandado e, quem for contra, é anti-patriota ou até criminoso. Deveras parecido com revelar a "identidade secreta", não?

Não que isso já não tenha sido feito antes centenas e centenas de vezes antes (exemplos claros em Capitão América e milhares de quadrinhos que pregavam veementemente o anti-comunismo, tempos atrás), mas é pedir muito querer ter 15 minutos de leitura acéfala sem nenhuma doutrina enfiada no meio?

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial